Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Atibaia

Parceria entre Prefeitura de Atibaia e Instituto Tatiana Siaulys promove Educação Ambiental

Projeto visa conscientizar alunos sobre tráfico de animais silvestres

Imagem de destaque da notícia

Em uma iniciativa conjunta, a Prefeitura de Atibaia e o Centro de Conservação da Fauna Silvestre do Instituto Tatiana Siaulys estão promovendo um projeto de educação ambiental voltado aos alunos das escolas de tempo integral da rede municipal. O projeto, intitulado "Amigos da Fauna da Serra da Cantareira", tem como principal objetivo combater o tráfico de animais silvestres, envolvendo aproximadamente 450 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Parceria pela Preservação

A parceria entre a Secretaria de Educação de Atibaia e o Instituto Tatiana Siaulys tem sido fundamental para a realização deste projeto. Por meio de palestras e visitas assistidas, os alunos têm a oportunidade de vivenciar de perto a riqueza da fauna local em uma área de preservação ambiental que abriga cerca de 130 espécies de animais. Esses animais, provenientes dos diversos biomas brasileiros, enfrentaram desafios ligados à captura irregular em seus ambientes naturais ou a acidentes decorrentes do processo de urbanização e perda de habitat.

Integração com a Educação Municipal

O projeto "Amigos da Fauna da Serra da Cantareira" está completamente alinhado com o Currículo da Educação Básica Municipal e com o Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra, estabelecido na rede municipal de ensino por meio do Decreto nº 6521/2011. Essa integração visa fortalecer a conscientização ambiental desde os primeiros anos de formação dos estudantes, promovendo valores de preservação e respeito à natureza.

Impacto na Comunidade Escolar

Ana Clara de Souza Bueno, aluna da EM Catarina Maria dos Reis (bairro Portão), expressou sua satisfação com a experiência proporcionada pelo projeto: "Eu achei muito legal o passeio, porque eu vi os jabutis e um monte de animais. Foi falado sobre o tráfico e que não se pode pegar os animais, porque se você prender eles, eles podem morrer".


O projeto "Amigos da Fauna da Serra da Cantareira" não apenas enriquece o aprendizado dos alunos, mas também contribui significativamente para a preservação da fauna silvestre e o combate ao tráfico de animais, promovendo uma cultura de respeito e cuidado com o meio ambiente.

Para mais informações sobre o projeto e outras iniciativas educacionais, entre em contato com a Secretaria de Educação de Atibaia.

Fonte: Divulgação Prefeitura de Atibaia

Comentários
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis