Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

SP - Vale do Paraíba e região

"Honesto, criativo e humano": Publicitários lamentam morte de José Maia, um dos pioneiros da TV Vanguarda

.

Imagem de destaque da notícia
José Maia faleceu nesta sexta-feira (12), aos 84 anos, vítima de um AVC. Profissionais falaram sobre o respeito e a empatia que Maia tinha ao lidar com os colegas e clientes, além do legado que ele deixou para o mercado regional. José Maia, um dos pioneiros na TV Vanguarda

Arquivo pessoal

A morte de José Maia, um dos pioneiros na TV Vanguarda, causou comoção entre os colegas, clientes e profissionais do mercado publicitário que conviveram com Maia enquanto ele atuava como gerente comercial na emissora. Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ele foi velado na manhã deste sábado (13), em São José dos Campos.

No momento que marca a despedida de Maia, o g1 conversou com publicitários da região, que relembraram a liderança, o caráter e a simpatia que José tinha ao lidar com os clientes e com a equipe que comandava, além do legado deixado por Maia para o mercado regional.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

Josué Brazil, diretor da Associação de Profissionais de Propaganda (APP) do Vale do Paraíba, lembra com carinho da forma como Maia se portava como pessoa e como profissional. Para além de um funcionário, Josué atribui a Maia um papel importante na formação do mercado publicitário na região.

"O Maia tem uma importância muito grande, porque ele atuou no Vale do Paraíba em um período de introdução das TVs regionais. O mercado precisava praticamente ser educado em relação a esse novo veículo. Ai você ter uma liderança de área comercial como foi o José Maia, um profissional muito cordial, didático, educado, agregador. Ele cumpriu esse papel com uma facilidade e uma excelência muito grande, praticamente ensinando o mercado publicitário da região a como atuar com o meio TV", afirmou.

José Maia, um dos pioneiros na TV Vanguarda.

Arquivo pessoal

Josué conta que conviveu com Maia e que foi marcado pela conduta de liderança que ele seguia enquanto gerente na Vanguarda.

"Ele era um gentleman (cavalheiro), uma pessoa muito querida, fácil de se lidar, ainda mais em uma área que a gente sabe que é competitiva e difícil, como a área comercial. Acho que ele é um daqueles nomes que marcam época na nossa história regional, com uma liderança extremamente positiva", disse.

"Ele deixou um legado de profissionalismo, de fazer da maneira correta, dentro das regras, mas de uma maneira criativa, ousada, buscando soluções e profissionalizando o mercado", completou Josué.

Silvana Gomes, gerente comercial da TV Vanguarda, trabalhou ao lado de Maia no início da carreira. Ela lembra dele com carinho, como uma pessoa empática e acolhedora, que a ajudou a dar os primeiros passos na carreira que almejava.

"Eu comecei trabalhando como secretária dele, não conhecia nada de televisão. Tudo que eu sei eu devo a ele. Ele foi me dando os caminhos e me ensinando com muito amor. José Maia foi único, uma pessoa muito especial, um ser humano incrível, profissional maravilhoso, criativo e inspirador. Foi ao mesmo tempo um pai para todos nós. Quem conheceu o Maia, sabe do que estou falando", contou emocionada.

"O Maia deixou como legado a disciplina, a responsabilidade, o profissionalismo. Ele deixou essa marca significativa no mercado. Se relacionava com todos, contribuiu para o crescimento do mercado. Que a memória e o legado dele fiquem como fonte de inspiração para todos nós", completou.

José Maia, ex-gerente comercial da Rede Vanguarda.

Arquivo pessoal

Luís Henrique Silva, da agência Central Marketing, narra que conheceu Maia quando a agência dele estava começando a se estruturar. Para Luís, a conduta que Maia tinha como profissional ajudou a abrir portas para o mercado publicitário da região.

Maia era tido como uma pessoa esforçada, que sempre fazia de tudo para que os projetos dessem certo, mesmo em meio às adversidades.

"Maia sempre foi um solucionador de problemas, não um criador de problemas. Ele era simpático, criativo e resolvia os problemas. Era uma época de luta para implementação da agência e a Vanguarda foi a primeira emissora da região. A gente começou a trabalhar com a mídia publicitária, muito pela abertura de portas que Maia possibilitou", contou.

"O relacionamento profissional, o vínculo entre o veículo e a agência de propaganda, aquilo que nos incentivou e nos entusiasmou a entrar nesse mercado, que era um mercado em desbravamento. Ele abriu portas. Tenho agradecimento e respeito por esse profissional que tanto atuou na região e nos deixou", disse.

José Maia, ex-gerente comercial da Rede Vanguarda.

Arquivo pessoal

André Vasconcelos, da agência Binah Propaganda, conta que conheceu José Maia nos anos 2000, na época em que Maia estava prestes a se aposentar na Vanguarda.

Mesmo com o pouco tempo de convívio que teve com Maia, André conta que foi marcado pelo caráter e a boa imagem que o gerente comercial da Vanguarda transparecia.

"Ele era uma pessoa boa, honesta, muito humano", declarou.

Falecimento

O ex-gerente comercial da Rede Vanguarda, José Maia, morreu nesta sexta-feira (12), aos 84 anos, no interior de São Paulo. Ele foi um dos pioneiros da emissora na região.

José Maia foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele foi velado na manhã deste sábado (13), no cemitério Parque das Flores, no Jardim Morumbi, na zona sul de São José dos Campos. O sepultamento está previsto para meio-dia, no mesmo local.

Maia trabalhou durante cerca de 13 anos coordenando o setor comercial da Rede Vanguarda e saiu da emissora em 2001, quando se aposentou. Ele deixa esposa e filhos.

Em entrevista para a TV Vanguarda, José Gabriel Maia lamentou o falecimento do pai e destacou o caráter e o exemplo que o pai era para toda a família.

"Meu pai não foi um super-herói só no sentimento, ele foi um super-herói nas atitudes, foi exemplo, um modelo de comportamento do início ao fim", declarou.

José Maia, ex-gerente comercial da Rede Vanguarda.

Arquivo pessoal

Trajetória

Antes de trabalhar na Rede Vanguarda, José Maia já trabalhou na TV Globo no Rio de Janeiro, entre 1974 e 1978.

Em 1978 Maia deixou a Globo RJ, quando foi transferido para a TV Globo São Paulo.

Depois de mais de dez anos atuando na capital paulista, em 1988 Maia foi transferido para a TV Globo Vale do Paraíba, atual Rede Vanguarda.

Na Vanguarda, José Maia começou a trabalhar no dia 1º de agosto de 1988 e saiu em 2 de janeiro de 2001, quando se aposentou. Foram cerca de 13 anos gerenciando o setor comercial da emissora.

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Fonte: G1.Globo

Comentários
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis