Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

SP - Vale do Paraíba e região

VÍDEO mostra parte de abordagem policial que terminou com morte de jovem baleado em São José

.

Imagem de destaque da notícia
Michel Cruz, de 21 anos, foi baleado durante uma confusão em uma CDHU da cidade na última quinta-feira (9). Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã de domingo (12). Mãe de jovem que morreu baleado pela PM diz que filho é inocente

Vídeos gravados por moradores de um conjunto habitacional na Zona Sul de São José dos Campos (SP) mostram parte da confusão entre a Polícia Militar e um jovem de 21 anos que morreu após ser baleado, na última quinta-feira (9) - assista acima.

Michel Cruz ficou em estado grave após ser atingido por um disparo na barriga. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã de domingo (12). O enterro aconteceu nesta segunda-feira (13) - leia os aqui.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

Imagens mostram confusão entre PM e jovem que morreu após ser baleado por policial em São José

Reprodução

As imagens mostram que Michel Cruz (de shorts cinza e sem camiseta) é abordado, mas não parece atender os comandados dos policiais militares. Um dos agentes acerta um soco no rosto do jovem.

Outra pessoa gravou o momento em que Michel corre por uma estrada de terra, já fora do residencial Colônia Paraíso 2, uma CDHU localizada na Zona Sul da cidade. Um policial o persegue, com a arma na mão.

Um outro vídeo mostra que muitas pessoas se envolveram na confusão com a PM. Em determinado momento, é possível ouvir o barulho de um tiro. Não há confirmação, porém, se é neste momento que Michel é baleado.

Michel Cruz, de 21 anos, morreu em São José dos Campos

Arquivo pessoal

A mãe de Michel Cruz, Rosicleide Cruz Bispo de Jesus, aparece nas imagens. Ela tenta entrar na frente de um dos policiais militares, enquanto o filho continua andando.

Em entrevista à Rede Vanguarda, ela questionou a versão dada pelos policiais sobre o caso.

"Eu falava: 'atira em mim, mas não atira no meu filho, porque ele não deve nada, ele não é bandido'. E aí ele (o policial) me empurra e eu caio. Depois ele passa por cima de mim, meu filho levanta as mães e diz: ' você vai atirar? Eu não devo nada. Olha o que você fez com a minha coroa'. E aí ele (o policial) deu um passo para frente e atirou à queima-roupa", afirma a vendedora.

Homem é baleado durante abordagem policial na Zona Sul de São José dos Campos, SP

Reprodução/TV Vanguarda

Na segunda-feira (13), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) enviou uma nova posição à reportagem. A pasta informou que, na ocasião, policiais foram acionados para atender uma denúncia sobre uma motocicleta, mas, no local, viram em atitude suspeita dois homens, que fugiram em direções opostas.

De acordo com a SSP, um dos suspeitos tentou agredir um policial militar, que interveio. "Na sequência, populares passaram a hostilizar o agente, atirando pedras e garrafas. O veículo do PM foi saqueado pelo grupo. O suspeito baleado foi socorrido ao hospital da vila industrial, onde morreu", disse a secretaria.

Mortes por intervenção policial

O Vale do Paraíba e região têm registrado um aumento nos casos de intervenção policial neste ano. De janeiro a março, aconteceram 12 mortes, número 33% maior do que os nove casos ocorridos no primeiro trimestre do ano passado. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública.

Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região

No início de maio, a região teve pelo menos outras duas mortes por intervenção policial, além do caso de Michel Cruz.

Também na quinta-feira (9), Luiz Antônio Custódio Lemes, de 20 anos, foi morto a tiros em uma ação policial no Cecap, em Lorena. No boletim de ocorrência, policiais alegaram que ele fez disparos contra a equipe, que revidou com tiros. A família contesta a versão.

Jovem de 20 anos é morto a tiros em ação policial no Cecap, em Lorena

Arquivo Pessoal

Na sexta-feira (10), um jovem de 19 anos morreu após ser baleado durante uma abordagem da polícia em Caçapava.

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Fonte: G1.Globo

Comentários
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis