Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

SP - Vale do Paraíba e região

Arcebispo de Aparecida pede um minuto de silêncio por vítimas da tragédia aérea e reza por famílias: 'Que Deus enxugue vossas lágrimas'

.

Imagem de destaque da notícia
Homenagem de Dom Orlando Brandes ocorreu durante a missa das 8h, que foi realizada na manhã deste domingo (11), no Santuário Nacional de Aparecida (SP), maior templo católico do país. Ao todo, 62 pessoas morreram na queda do avião em Vinhedo (SP). Arcebispo de Aparecida pede um minuto de silêncio por vítimas da queda de avião em Vinhedo e ora por famílias: 'Que Deus enxugue vossas lágrimas'

Reprodução/A12

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, pediu neste domingo (11) um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia aérea de Vinhedo (SP). O pedido foi feito durante a missa das 8h, realizada no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), maior templo católico do país. Ao todo, 62 pessoas morreram na queda do avião.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

Após a leitura do evangelho na missa, o arcebispo usou a homilia - momento da pregação - para conversar com os fiéis e rezou pelas famílias das vítimas, com palavras de conforto para que consigam enfrentar o luto.

"A vocês, pais e mães, a consolação pelos que morreram naquele acidente, que Deus pai enxugue vossas lágrimas", declarou o religioso.

"Especialmente para os parentes das vítimas do acidente aéreo, que agora choram, mas veem a palavra de Deus: levanta-te, Deus está contigo e continue a caminhar, com esperança", afirmou o arcebispo.

Na sequência, durante os preparativos para a comunhão, Dom Orlando Brandes fez uma homenagem às vítimas, pedindo um minuto de silêncio pelos que morreram no acidente de avião.

Nesse momento, a basílica, que estava lotada de fiéis, permaneceu em silêncio, com os devotos fazendo preces pelas vítimas e seus familiares.

Arcebispo de Aparecida pede um minuto de silêncio por vítimas da queda de avião em Vinhedo e ora por famílias: 'Que Deus enxugue vossas lágrimas'

Reprodução/A12

LEIA TAMBÉM:

Jovem que morreu em queda de avião tinha acabado de ser promovido e sonhava em ser pai: 'Um coração muito bom'

Casal de idosos que morreu em queda de avião enviou foto de dentro da aeronave para a filha momentos antes do acidente

Morador de Jacareí que estava voltando de viagem a trabalho está entre as vítimas de avião que caiu no interior de SP

Tragédia aérea: Quatro moradores do Vale e região morreram na queda de avião em Vinhedo; veja quem são as vítimas

Esse é o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a tragédia da TAM, em 2007 no Aeroporto de Congonhas, quando houve 199 mortos.

Ainda não se sabe a causa da queda da aeronave. A companhia aérea Voepass afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições - leia mais abaixo.

Vista aérea do avião que caiu em Vinhedo

Reprodução/TV Globo

Queda de avião

Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 62 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde de sexta-feira (9). A companhia aérea divulgou a lista com os nomes das pessoas que estavam no avião. Não houve sobreviventes.

De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP).

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. "A perda do contato radar ocorreu às 13h22".

A companhia aérea afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições. O Cenipa, órgão da aeronáutica responsável pela investigação do acidente, disse em coletiva que ainda é prematuro apontar as causas do acidente.

Avião que caiu em Vinhedo, SP, ficou destruído

Arquivo pessoal

O governo de São Paulo enviou reforços ao local e montou um posto de comando avançado para dar suporte às equipes policiais.

Com a conclusão da retirada dos corpos das 62 vítimas da tragédia aérea e a remoção dos motores e cauda para a perícia, os próximos passos das equipes no local da queda do avião incluem o envio dos destroços ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que prevê um relatório preliminar sobre as causas do acidente em 30 dias.

Veja local da queda de avião em Vinhedo, interior de SP

Segundo o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu próximo de uma residência com moradores dentro, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar "a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes".

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente. Um 'gabinete de crise' foi montado pela corporação na casa de um morador dentro do condomínio onde houve a tragédia.

Trajetória de avião que caiu em Vinhedo

Arte g1

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Fonte: G1.Globo

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis