Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Atibaia

Academia da Saúde de Atibaia oferece suporte a pacientes com Alzheimer e outras demências

Prefeitura destaca programa com tratamento multidisciplinar e variedade de atividades

Imagem de destaque da notícia

No intuito de aprimorar o acesso aos serviços de saúde em Atibaia, a Prefeitura inaugurou em outubro do ano passado a expansão da Academia da Saúde, espaço que disponibiliza diversas atividades gratuitas e passou a incluir o Programa de Alzheimer e outras demências. Desde então, 48 indivíduos foram encaminhados com suspeita de demência.

Neste mês de conscientização sobre lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia, conhecido como Fevereiro Roxo e Laranja, a Administração Municipal destaca o relevante programa de Alzheimer de Atibaia. Esse programa oferece avaliação precisa e diagnóstico da doença, além de um tratamento multidisciplinar com especialistas em neurologia, geriatria, fisiologia, neuropsicologia, fonoaudiologia e educação física.

Atividades e cuidados

A Academia da Saúde proporciona tratamento para condições médicas associadas, coordenação entre profissionais da saúde, participação em diversas atividades para melhorar o bem-estar, intervenções comportamentais para auxiliar os familiares, educação sobre a doença, estimulação cognitiva, atividade física para manter as capacidades metabólicas e funcionais, e iniciativas para melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares.

Prioridade na saúde pública

O Programa de Alzheimer e outras demências atende pacientes nos estágios leve a moderado da doença, considerando-a uma prioridade na saúde pública. O programa busca conscientização, empatia, tratamento, cuidado, suporte, pesquisa e inovação no tema.

Milhões afetados pela demência

Diversas doenças podem levar à demência, sendo a Doença de Alzheimer a mais comum. Estima-se que mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com demência, caracterizada por déficits cognitivos, incluindo alterações de memória e desorientação. No Brasil, estudos indicam que aproximadamente 1.800.000 pessoas têm demência, com mais de 2.300.000 apresentando algum tipo de prejuízo cognitivo.

Como participar

Para participar do Programa de Alzheimer e outras demências, o paciente deve ser encaminhado com diagnóstico confirmado ou suspeita da doença. Para pacientes do SUS, há um protocolo de encaminhamento estabelecido. Já para pacientes da rede privada, o encaminhamento é realizado junto com alguns exames, sobre os quais os familiares serão orientados na Academia da Saúde, assim como sobre as regras de participação.

A Academia da Saúde está localizada na rua da Liberdade, nº 375, Jardim Cerejeiras. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 4513-4749.

Comentários
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis