Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

SP - Vale do Paraíba e região

4 coisas que o Sistema Cantareira produz e talvez você não saiba

.

Imagem de destaque da notícia
O Sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de mais de sete milhões de pessoas O Sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de mais de sete milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. Composta por 12 municípios - quatro no estado de Minas Gerais (Camanducaia, Extrema, Itapeva e Sapucaí-Mirim) e oito em São Paulo (Bragança Paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Joanópolis, Nazaré Paulista, Mairiporã, Piracaia e Vargem), com uma área de abrangência de 2.278 quilômetros quadrados, não é apenas água que é produzida nesta região. Diversos produtos da agricultura familiar chegam até a mesa de quem reside nos centros urbanos. Conheça quatro produtos comercializados pelos Semeadores de Água, produtores rurais parceiros do Projeto Semeando Água, que adotam Sistemas Produtivos Sustentáveis, conservando solos e água na região.

Instituto de Pesquisas Ecológicas

Jean Marcel Camargo

1: Café: o sabor do café é influenciado pela altitude e clima da região onde é cultivado, possuindo sabores únicos, assim como o vinho. A região do Cantareira possui histórico de produção de café, beneficiada pela fertilidade da Mata Atlântica originária. A construção das represas alagou as áreas mais planas, restando à agricultura áreas com alta declividade, ideais para esse cultivo. Quando os plantios são realizados utilizando uma das Soluções Baseadas na Natureza, o Sistema Agroflorestal, a sombra das árvores mais altas melhora a qualidade da produção e ainda protege o cultivo de geadas, reduzindo o trabalho do agricultor e o custo com insumos. Além do sombreamento natural, o controle é biológico, o resultado é o café livre de agrotóxicos. Conheça o Café Agroflorestal uma iniciativa do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, no Pontal do Paranapanema que inspira o café do Cantareira. Como exemplo, Sandro Trevisan produz o café "Vovó Zefina", marca que homenageia seus antepassados.

Instituto de Pesquisas Ecológicas

Sandro Trevisan

2: Goiaba: a goiaba é uma fruta que pode ser utilizada na fabricação de diversos produtos. Para além da conhecida goiabada, a fruta também é base para geleias, doces, biscoitos, farinha, vinagre e até mesmo cerveja. Ana Paula Figueredo, Semeadora de Água, é a criadora da marca "DePaula: doces artesanais". Seus frutos são produzidos sem a utilização de agrotóxicos, através de técnicas agroecológicas que conservam o solo e contribuem para a produção de água do Sistema Cantareira. Ana Paula recebeu recentemente o selo que certifica sua produção como orgânica, levando ainda mais saúde para seus consumidores.

3: Flores: no Sistema Cantareira também são produzidas flores ornamentais para a decoração de eventos. Espécies nativas, mais adaptadas ao clima local, estão entre os produtos comercializados por Eloisa Pinheiro. Eloisa semeia água ao plantar flores com floresta, utilizando técnicas agroecológicas, diversificando a produção com frutas nativas da Mata Atlântica, a fim de resgatar os sabores e saberes da cultura regional. Também produz flores comestíveis, trazendo diversidade e beleza aos pratos. Essas flores fazem a alegria de abelhas e beija-flores, polinizadores que estão sempre nos plantios, completando a beleza do local.

Instituto de Pesquisas Ecológicas

Eloisa Pinheiro

4: Cerveja: a produção de cerveja utiliza grandes quantidades de água. Para cada litro de cerveja são necessários aproximadamente 5 litros de água. Na cervejaria Rusticana, localizada em Nazaré Paulista, as cervejas são saborizadas a partir de frutos nativos da Mata Atlântica, produzidos no Sistema Agroflorestal da propriedade. O resíduo da produção é utilizado na alimentação dos animais e a água residual para a irrigação dos plantios, retornando ao solo. São sabores incríveis, que respeitam a sazonalidade dos frutos. As cervejas da Mata Atlântica são produzidas com uvaia, bacupari, cereja do rio grande, frutas vermelhas silvestres e uma diversidade de sabores.

O Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, apoia a agricultura familiar através do planejamento das propriedades rurais e da implantação de Sistemas Produtivos Sustentáveis no Sistema Cantareira. Para saber mais sobre os Semeadores de Água acesse: semeandoagua.ipe.org.br/semeadores-de-agua ou siga o @institutoipe no Instagram.

Fonte: G1.Globo

Comentários
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis